Google Meu Negócio

Google Meu Negócio: O que é e como se beneficiar deste serviço gratuito

Quer colocar sua empresa no mapa? Aprenda como usar o Google Meu Negócio com nosso passo a passo e seja encontrado por seus futuros clientes!

Se você tem um micro, pequeno ou médio negócio local, deve ter uma ideia da importância de fazer sua empresa aparecer nos resultados de pesquisas do Google ou no Google Maps, certo?

Esses dois canais do Google estão entre as principais vitrines para quem quer promover o seu negócio na internet. Por essa razão, muitos empreendedores investem em estratégias de SEO, marketing de conteúdo e links patrocinados.

No entanto, muitos ainda não conhecem ou não percebem as possibilidades que o Google Meu Negócio oferece. Por outro lado, os empresários e profissionais de marketing que já utilizam a plataforma sabem das oportunidades que podem receber.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Maps e no Google +.

Esse serviço surgiu em 2014 para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google +.

Mas do que se tratam essas funcionalidades? Entre as principais, podemos destacar:

  • inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento);
  • acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma);
  • exibir o horário de funcionamento da loja e os horários de maior movimentação;
  • expor as notas e comentários de clientes;
  • mostrar fotos internas da empresa;
  • compartilhar perfis em outras redes sociais;

Perceba que são informações extremamente úteis para as pessoas que pesquisam exatamente pelo seu negócio ou por empresas como a sua.

 

1. Quando se pesquisa um tipo de estabelecimento sem apontar o lugar

 

Nesse tipo de pesquisa, o Google leva em conta a sua localização atual para entregar resultados de empresas que estejam próximas geograficamente de você.

Em buscas feitas em smartphones, os resultados costumam ser ainda mais precisos, já que o Google pode usar a localização contida no GPS do aparelho.

 

2. Quando você especifica a localização desse tipo de estabelecimento

Imagine o cliente que está em casa e resolve sair para outro bairro ou cidade para comer uma pizza. Nessa pesquisa, ele buscará por “pizzaria + nome do bairro/cidade” e o Google exibirá os resultados de acordo com o lugar especificado nessa procura.

Note que, nesses dois primeiros tipos de pesquisa, os resultados aparecem logo abaixo do campo de buscas e antes dos links orgânicos.

3. Quando você detalha o nome da empresa

Uma pessoa também pode procurar o nome do estabelecimento diretamente no campo de buscas do Google. Nesse exemplo, utilizamos uma das opções que apareçam no print anterior.

Caso essa empresa seja cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado será exibido ao lado direito da tela e com informações mais completas.

Quais são os benefícios dessa plataforma?

Até aqui, vimos que o Google Meu Negócio pode melhorar (e muito) a divulgação de empresas locais de maneira orgânica.

No entanto, não poderíamos prosseguir sem ressaltar mais algumas vantagens desse serviço. Confira no link a seguir:

 Quais são os benefícios do Google Meu Negócio